2023 em retrospectiva

2023 em retrospectiva

Olhando para 2023 em retrospectiva, posso concluir que foi um ano bom, até muito bom, diria. De uma maneira geral, não houve grandes mudanças nas nossas vidas, mas para começar, queria destacar aqui 2 marcos importantes :

1. O Diogo fez 14 anos e chegou à minha altura – ai mãe!!! 🙂

2. O nascimento da Veginlove, no formato que estão a ver neste momento.

Não sei como é que vocês são, mas eu gosto de fazer um Balanço no final de cada ano que acaba. Não consigo sempre formalizar, mas existe sempre um momento de reflexão interna. Especialmente dos momentos bons e dos sonhos que consegui concretizar.

Outro hábito que tenho há uns bons anos é ter um caderno onde vou apontando “coisas”. Podem chamá-lo de diário, mas não é só isso, pois para começar é um caderno de capa rígida, com argolas e de tamanho A4. É aí que aponto os meus sonhos, os meus planos, as minhas reflexões, as minhas listas. Às vezes serve para tirar notas dos cursos que vou tirando. Ao longo dos anos fui enchendo vários cadernos. Às vezes a vida não me permite debruçar-me nele e há outras alturas que sinto a necessidade de o preencher, de deixar lá o que tenho dentro de mim.

Mas voltando ao tema deste post, é nesse caderno que costumo escrever esta retrospectiva do ano que passou e aproveito e lanço as minhas intenções para o próximo.

Portanto, sem me alongar muito, vou dividir o meu ano por temas:

Livros

Sempre gostei muito de ler, desde que me conheço. Lembro-me que na minha infância / adolescência passava as férias de verão muitas vezes fechada em casa a ler. Começava um livro e só parava para ir à casa de banho e para comer. Só acabava quando o livro acabava, às vezes 24 horas depois ! 🙂

Nos últimos anos, e especialmente depois de ser mãe, este hábito ficou algo para trás e quando recomecei, foi para ler livros de desenvolvimento pessoal, receitas, espiritualidade, etc.

Foi em 2023 que recomecei a sério a voltar a ler romances e tenho adorado. Também foi este ano que me rendi ao mundo digital e adquirimos o Kobo, um leitor de livros online ( pelo preço de uma mensalidade acessível temos acesso a dezenas de livros em formato PDF). Aqui estão alguns deles, pelo menos dos que me fui lembrando e que me ficaram na memória como inesquecíveis ( podem dizer que os recomendo, sim 😛 ). Outra dica que vos dou : inscrevam-se na biblioteca municipal da vossa cidade! Vão ficar surpreendidos pela quantidade de livros que vão descobrir! ( e o vosso orçamento também agradece! 😉 De nada! )

livros visgarolho editora

Filmes

Bem, neste capítulo não me vou alongar muito, pois a maior parte deles não me lembro 😀 , mas posso-vos recomendar que, de vez em quando, espreitem a RTP Play, às vezes há filmes alternativos internacionais bastante interessantes.

De resto, acompanhei uma vez os meus filhos ao cinema, mas sinceramente não me lembro qual era o filme, eles dizem que foi O Mário 😀

Os últimos que me lembro que vimos juntos recentemente e que foram eles a pedir :

  • Lord of the rings ( sim, finalmente vimos os 3 filmes e adoramos)
  • Barbie – que surpreendentemente não odiei 😀 , até posso dizer que gostei, tem substância.

Viagens

Aqui chegamos a um ponto sensível, pois é um assunto que adoro : viajar, falar de viagens, aprender línguas estrangeiras, conhecer outras culturas, perceberam a ideia 😀

Quando tive o meu primeiro filho tinha 31 anos e a verdade é que passei os meus 20´s a viajar ( e a trabalhar, claro 😛 ). Todos os dias de férias eram aproveitados ao máximo até ao último minuto. Depois de ter filhos, a coisa abrandou e a verdade é que estes anos todos passávamos as férias com eles maioritariamente na praia ou na piscina.

Este ano foi especial, pois como eles já estão a crescer começam a ter vontades próprias e exigências de lugares para passar férias. Digamos que decidimos os destinos em conjunto.

Em linhas muito grandes, deixo-vos aqui os nossos destinos de férias deste ano:

  • Porto Covo. É uma aldeia que descobrimos nos últimos anos e para onde voltamos anualmente ( às vezes mais que uma vez 🙂 ). Gostamos muito da tranquilidade que nos transmite, os passeios à beira mar, as casinhas, os campos, o mar, o pôr de sol com maré baixa.
andre porto covo
  • Grécia. Como bem sabem, ou ficam a saber agora, nasci e vivi na Roménia até aos 24 anos. Tenho lá a minha família toda e vamos todos os anos visitá-la. Enquanto lá estamos aproveitamos para viajar dentro do país, para conhecer ou rever cidades ou montanhas que adoramos.

No entanto, este ano decidimos aproveitar e ir à Grécia. De carro, pois é uma viagem longa, mas que se faz bem, diria umas 8-9 horas até ao norte da Grécia. Decidimos ficar pelo norte do país, pois ir a Atenas ou às ilhas gregas era um esticão extra ( tanto para ir como para voltar). Portanto, escolhemos a zona que se chama Halkidiki, que fica abaixo de Salónica, tem 3 penínsulas e imensas praias para descobrir. Aqui ficam algumas fotos da nossa viagem:

greece
greece
  • Berlin – à vinda da Roménia fizemos uma escala e uma mega maratona de 36 horas em Berlin. Uma cidade que não conhecíamos e que adoramos. Merece uma ida com mais tempo, embora sim, é possível ver (quase) tudo em 36 horas. Aqui ficam algumas, poucas fotografias. O resto, quem sabe, se tiverem interesse, mereça um post dedicado.

berlin charlottenstrasse
muro de berlin
  • Costa Blanca, Espanha. Mais uma primeira vez. Foram as nossas férias de início de Setembro. Lembro-me que as previsões eram de chuva forte para o país inteiro e decidimos o destino quase de um dia para o outro ao olharmos para o mapa da península Ibérica e escolhendo um dos poucos sítios sem chuva. Fomos de carro. Saímos às 5h da manhã de Aveiro e chegámos às 16h a Torrevieja, o sítio onde decidimos ficar alojados.

Foram realmente umas férias memoráveis, andamos quase todos os dias de carro para conhecer a zona e adoramos. Alicante, Benidorm são as cidades mais conhecidas, mas a Costa Blanca está repleta de praias fantásticas, cidades, vilas e aldeias maravilhosas. Adoramos a “vibe”, o saber estar das pessoas, a descontração, o sol, a temperatura da água. Para quem está habituado com os 17 ºC das praias do Atlântico, chega ao Mediterrâneo com os seus 26 ºC e não quer sair mais da água 😀

Ficam aqui algumas fotos, mas o destino merece um post inteiro. Se acharem boa ideia, digam em baixo nos comentários 😉 . À vinda fizemos uma paragem curta em Granada, que também adoramos.

moraira spain
benidorm

Andar de bicicleta e passear pela cidade e pela praia

Aos domingos temos tido este hábito de sairmos todos de casa logo de manhã e passarmos grande parte do dia fora. Portanto, foram dias a andar de bicicleta, a pé, de carro, de estarmos juntos e de reconectar-nos. Nos passadiços da ria, na cidade, na mata do Bussaco, na praia. O importante era passarmos umas boas horas fora de casa, na natureza.

passadiços de esgueira
bussaco

O Diogo, o meu filho de 14 anos, ultrapassou-me em altura!

Sim, é verdade!!! Este verão deu um grande salto de crescimento, ultrapassou o mais novo ( que apesar da diferença de 2 anos, era ligeiramente mais alto e mais pesado) e no final do ano cresceu mais um pouco e, como se costuma dizer : Gabi, já foste! 😀

O nascimento do Veginlove, em formato digital

Deixei para o final o meu “filho” mais novo e igualmente amado, pois foi criado por mim de raiz e sem qualquer tipo de formação na área : o meu querido blog : Veginlove.pt

Inicialmente, em 2022, o projeto começou por uma parte mais “física” : a vontade de partilhar com os colegas de trabalho e os amigos o excesso das minhas refeições vegetarianas. Nasceram assim os menus semanais de refeições. Fiquei muito contente e grata pelos comentários e feed-back que fui recebendo das pessoas que foram provando a minha comida. Também tive alturas em que tive de parar e tirar umas pausas, pois é uma grande responsabilidade ter de assumir e garantir tudo pronto para os dias respetivos. Para além do meu emprego, os meus filhos, o meu descanso e o meu tempo livre.

O digital dá-me mais liberdade e permite que as minhas refeições, embora virtualmente, cheguem a mais pessoas. Isso não quer dizer que não possa voltar a confeccionar refeições para partilhar, mas para já o meu foco vai ser no digital.

Queria aproveitar e dizer-vos que estou muito orgulhosa de mim por ainda ter vontade, paciência e capacidade para recomeçar, ou seja, aprender competências digitais literalmente do “0” : criar o logo, comprar o domínio e escolher o alojamento do site, trabalhar com o WordPress, aprender SEO e Google Analytics etc.

E a viagem ainda não acabou. 2024 vai ser um ano de consolidação dos conhecimentos, o meu principal objetivo sendo poder oferecer-vos ainda mais receitas Fáceis, Deliciosas e Saudáveis. É este o lema do Veginlove e foi com este intuito que o criei.

Espero poder contar com vocês também em 2024.

O meu sonho é criarmos juntos uma comunidade de pessoas que partilham os mesmos valores : amizade, respeito, união. Quero ajudar o maior número de pessoas ( vegetarianas ou não) a descobrir como é fácil e delicioso cozinhar com vegetais.

Obrigada a todos e fiquem atentos às novidades! 😉



6 thoughts on “2023 em retrospectiva”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *