Batido de banana e manteiga de amendoim
O Batido de banana e manteiga de amendoim é uma das combinações mais deliciosas que já experimentei. Desafio-te a fazer e tenho a certeza que vais adorar!
É uma receita bastante simples, sem muitos segredos. O que eu ADORO fazer é pegar nisso e transformá-la numa receita saudável, adicionando ingredientes que nos trazem mais benefícios.
Portanto, se quiseres ficar só pela receita mais simplificada, é suficiente misturar bananas, manteiga de amendoim e um líquido, que pode ser água ou bebida vegetal. É só isso!!!!
MAS, se fores como eu e desejas transformar esta receita numa mais saudável, então convido-te a leres em baixo de seguida os ingredientes, modo de preparação e as minhas dicas!
Antes de continuar, aproveito para te convidar a explorar outra receita deliciosa, o Batido verde de laranja e chia. Ou outras opções para pequenos almoços rápidos e saudáveis, para toda a família, como as Papas de aveia gulosas no forno ou as Papas de aveia, sementes de chia e alfarroba.
Ingredientes:
- Bananas – vão dar o sabor doce e inconfundível ao batido. Também trazem a cremosidade, como textura
- Manteiga de amendoim – outro sabor inconfundível que nos traz também algum corpo, substância e saciedade.
- Líquido : eu pessoalmente uso uma combinação de bebida vegetal e água, num rácio de metade – metade.
- Vegetais de folha verde : é extremamente importante a presença diária deles na nossa alimentação pelos inúmeros benefícios que nos trazem, desde vitaminas e minerais, até á saúde intestinal, pelo aporto de fibras ( que têm como função principal ajudar-nos a ter transito regular). Neste exemplo utilizei espinafres baby, mas o objetivo é variar o mais possível
- Pozinhos mágicos : gengibre, cúrcuma, canela ( os primeiros dois em pó ou raiz) : propriedades anti oxidantes e anti-inflamatórias, entre muitas outras.
Instruções de preparação
- Para este ponto, vão precisar de uma liquidificadora ou varinha mágica e um copo alto.
- O que vos aconselho é começarem a colocar em baixo os ingredientes mais pesados, como as bananas e a manteiga de amendoim, depois o resto e o líquido só no final.
- Ligar a liquidificadora ou varinha mágica o tempo necessário até o batido ficar todo misturado e com uma textura o mais suave possível. Isso vai depender da potência da liquidificadora. A minha é de 1200W e precisa de 1 minuto para apresentar um batido totalmente misturado, sem grumos e suave.
Dicas e substituições
- Manteiga de amendoim – podem substituir por manteiga de amêndoa, mais saudável, mas vão “perder” o sabor caraterístico da primeira
- Espinafres baby – podem substituir por espinafres do quintal, mas o sabor vai ser muito mais intenso; em alternativa têm : couve kale ( retirar o caule), canonigos, rúcula, agrião, sendo que os últimos 2 vão dar um sabor ligeiramente picante
- A bebida vegetal – eu gosto bastante do sabor e textura da bebida de soja, mas podem utilizar o que tiverem, desde que não tenha açúcar adicionado ( ou os seus substitutos sinteticos)
- As quantidades dos ingredientes ( que vão encontrar em baixo em detalhe) podem ajustar á capacidade da vossa liquidificadora ou do copo ( se usarem varinha mágica). A minha tem uma capacidade de 1.8 litros e costumo fazer sempre no mínimo 1.5 litros. Não resisto para beber logo um copo!
- O resto guardo em frascos de vidro fechados no frigorífico para beber mais tarde ou no máximo no dia seguinte.
Como sempre, fico a aguardar em baixo nos comentários o vosso feed-back depois de prepararem a receita.
Bom apetite!!!
Batido de banana e manteiga de amendoim
Equipamentos
- 1 Liquidificadora
Ingredientes
- 2-3 bananas maduras
- 1 colher sopa manteiga amendoim
- 5 cm raiz de gengibre descascada
- 1 colher café curcuma em pó
- 1 pitada pimenta preta moída
- 1 colher chá canela em pó
- 3 mãos espinafre baby
- 1 chávena bebida vegetal
- 1 chávena água
Instruções
- Descascar as bananas e o gengibre e colocar na liquidificadora
- Colocar a manteiga de amendoim
- Juntar os outros pozinhos mágicos : canela, cúrcuma, pimenta preta
- Colocar o espinafre
- Juntar a bebida vegetal e a água
- Ligar a liquidificadora em velocidade máxima durante 1 minuto, ou até tudo ficar muito bem misturado
- Bom apetite
Nota
- Colocar primeiro os ingredientes mais pesados ( a fruta) e depois no fim os vegetais de folha verde
- Podem substituir o gengibre fresco por gengibre em pó. É mais potente, por isso, cuidado com a quantidade, comecem por 1 colher de café
- Podem substituir o espinafre baby por outros vegetais de folha verde : canonigos, couve kale etc., sendo que o espinafre é o que tem o sabor mais neutro. Outros como rúcula ou agrião vão dar um toque picante ao batido
- As quantidades acima apresentadas deram 1 litro de batido na minha liquidificadora ( sendo que ela tem uma capacidade de 1.8 L). Devem ter isto em consideração e ajustar as quantidades se a vossa tem uma capacidade menor
- Podem usar varinha mágica e um copo alto, mas tal como no ponto acima, devem ajustar as quantidades
- Uma vez pronto o batido, preferencialmente deve ser batido de imediato ou guardado no frigorífico num frasco de vidro com tampa até 24 horas.