Crumble de Maça e Frutos Vermelhos
Crumble de Maça e Frutos Vermelhos : vais adorar esta receita pois é super simples, prática, saudável e deliciosa. Serve de sobremesa, lanche ou pequeno almoço e pode ser guardada no frigorífico em formas de vidro com tampa.
Se és como eu e adoras as receitas de forno, vou te aconselhar para espreitares também estas Papas de aveia gulosas no forno.
O Crumble de maçã é uma Receita de inspiração inglesa que tem como ingredientes principais a farinha branca, o açúcar, a manteiga e como fruta, geralmente a maçã.
Lembro-me de o provar pela primeira vez há muitos anos atrás, na Irlanda ( numa pequena aldeia piscatória no oeste, chamada Dingle), na casa de um chefe de pastelaria onde ficamos hospedados, noutra vida quando ainda não tínhamos filhos e passávamos as férias a viajar. Preparou a parte do Crumble ( a tal mistura com farinha, açúcar e manteiga) com as mãos, esmigalhando tudo até ficar uma farofa. E a seguir descascou e cortou a maça em pedaços pequenos. Podes fazer o mesmo, mas se tiveres um processador, alivia-te o processo, podendo usá-lo praticamente do início ao fim e com a vantagem de não sujares muito as mãos. A única coisa que vai dar mais trabalho é de facto descascar as maças.
Depois de muitas voltas, reviravoltas e algumas inspirações pelo meio, consegui transformar e adaptar a receita clássica de Crumble, para uma variante super versátil, prática e saudável. E se conseguires ler o post até ao fim, vais ficar a par de um update com a versão da receita sem açúcar! 😉
Vou deixar aqui em baixo algumas razões pelas quais te desafio a preparar este delicioso e saudável Crumble de Maça e Frutos Vermelhos:
É uma receita saudável:
A minha interpretação dessa receita baseia-se na alteração dos ingredientes tradicionais para alguns substitutos mais saudáveis e também na adição de outros com propriedades nutricionais bastante interessantes :
- os flocos de aveia – a substituir a farinha branca, aumentando assim a ingestão de fibras integrais;
- o açúcar – quanto mais escuro melhor, pois é menos processado – neste caso substituí o açúcar branco pelo mascavado; também diminuímos a quantidade utilizada para o mínimo aceitável, pois temos a doçura das maças;
- juntei amêndoas e sementes variadas por um plus de gordura saudável, vitaminas e minerais;
- óleo de coco extra virgem – a substituir a manteiga/ margarina; se não quiseres utilizar nenhuma fonte de gordura, podes substituir pela mesma quantidade o puré de maça;
- frutos vermelhos – um boost de anti-oxidantes
- usei especiarias como canela, cúrcuma + pimenta preta e gengibre em pó – elas também trazendo um extra de propriedades anti-inflamatórias e anti-oxidantes.
- descascar ou não as maças – se as maças forem biológicas é realmente um desperdício descascar; ficas a saber que também experimentei e notei uma diferença especialmente na textura : fica muito menos húmido e mais seco.
É uma receita super prática:
Os passos são relativamente simples e podes alterar os ingredientes consoante o teu paladar e preferência.
Podes dobrar a receita e em vez de louça de cerâmica para colocar no forno, podes usar formas de vidro. Deixas arrefecer, colocas a tampa e guardas no frigorífico.
É uma receita versátil:
Gosto muito desta receita de Crumble de Maça e Frutos vermelhos por ser extremamente versátil, pois pode ser comida de várias maneiras:
- Quente, acabada de sair do forno, como sobremesa, juntamente com uma bola de gelado de baunilha ( atenção Gulosos!!! )
- Fria ou quente, como lanche ou pequeno almoço, com ou sem iogurte natural ( ou a alternativa vegan natural).
Toda a gente cá em casa adora esta receita!
Costumo fazer o dobro das quantidades , coloco uma parte na forma de ir de forno para ser comida no próprio dia e o resto vai para formas de vidro que depois de frias coloco a respetiva tampa e guardo no frigorífico. Assim estou descansada durante vários dias relativamente aos pequenos almoços ou lanches, especialmente dos meninos!
Espero que gostes e se decidires experimentar, agradecia que partilhasses comigo ou que identificasses a Veginlove nas redes sociais.
Bom apetite!
Update:
Experimentei a mesma receita, mas decidi substituir o açúcar. Como é que o fiz?
- 25g passas
- 3 tâmaras Medjool
- 3 figos secos
- 1 banana madura
Uma dica que vos dou : o sabor é diferente do do açúcar tradicional e menos doce, por isso aconselho-vos a diminuirem a proporção de frutos vermelhos ( normalmente mais ácidos) vs. a maçã para o sabor ficar mais equilibrado.
O melhor Crumble de Maça e Frutos Vermelhos
Equipamentos
- 1 Processador de alimentos
- 1 Faca
- 1 Forma cerâmica de ir ao forno
- 1 Forma vidro com tampa
Ingredientes
O crumble
- 100 g flocos de aveia
- 30 g amêndoa ou nozes
- 5 g sementes de sésamo opcional
- 10 g sementes de abóbora opcional
- 30 g açúcar á escolha : mascavado, de coco, etc.
- 20 g óleo de coco extra virgin, derretido
A base
- 500 g maça descascada e descaroçada
- 150 g frutos vermelhos congelados
- 1 colher de sopa canela em pó
- 1 colher café curcuma em pó
- 1 pitada pimenta preta moída
- 1 colher café gengibre em pó
Instruções
O Crumble
- Coloque no processador os flocos de aveia, a amêndoa , as sementes, o açúcar e o óleo de coco
- Triture grosseiramente
- Guarde numa taça
A Base
- Descasque as maças e corte em pedaços
- Ligue o forno a 180 °C
- Coloque num processador a maça descascada e descaroçada, juntamente com os frutos vermelhos, a canela, a cúrcuma em pó, o gengibre em pó e a pimenta preta
- Triture grosseiramente até ficar tudo misturado. Não pode ficar puré, devem conseguir ver os pedaços de maça e dos frutos vermelhos
- Coloque a mistura de fruta no fundo da assadeira
- Cobre com a mistura do Crumble
- Leve ao forno a 180ºC por 30 minutos
- Retirar e servir quente com uma bola de gelado ou com iogurte
Nota
- 500g de maça descascada vem de aproximadamente 750g de maça com casca ( 6-7 maças, dependendo do tamanho delas)
- a amêndoa pode ser substituída por nozes ou outros frutos secos
- as sementes são opcionais, embora trazem um extra de benefícios
- podem usar flocos de aveia sem glúten para uma receita sem glúten
- o açúcar mascavado pode ser substituído por tâmaras (6-8 para substituir os 30g de açúcar )
- pode ser usado puré de maça para substituir o óleo de coco, na mesma proporção.
- se as maças forem biológicas, podem deixar as cascas, mas depois de cozinhada, a parte da fruta vai ficar mais seca e menos húmida.