Panquecas de banana
Vão adorar esta receita de Panquecas de banana por ser versátil, extremamente deliciosa, fácil e muito saudável.
Há sensivelmente 10 anos, quando comecei alterar a minha alimentação e a dos meus filhos para uma mais saudável, tive de arranjar várias receitas que funcionassem, principalmente para os pequenos almoços. Pois queria evitar de tudo, ou pelo menos diminuir, o consumo de pão e das papas cerelac.
Por falar em receitas de pequeno almoço saudáveis, podes também espreitar as minhas Papas de aveia, sementes de chia e alfarroba ou também o Melhor e mais saudável Crumble de Maça.
Esta receita de Panquecas de banana foi um sucesso desde o início, tanto para os meus filhos como para os amigos e primos que às vezes vão lá a casa e se deliciam com estas panquecas.
Quem me conhece sabe que adoro pegar numa receita base e transformá-la numa versátil : fiz muitos testes e variantes, tanto a nível de ingredientes como no tamanho das panquecas em si, recheios, topping etc. A ideia é usar o que temos em casa no momento respetivo.
Quais são os ingredientes base?
- Bananas maduras – é sempre bom aproveitar essas bananas que ninguém quer comer
- Bebida vegetal ou água – deixo-vos já com um truque que aprendi com a minha mãe : usar água com gás
- Farinha à escolha – costumo usar de espelta branca biológica ( costumo comprar no Lidl), ou ainda uma mistura de farinha integral e farinha branca.
- Fermento em pó
- Óleo de coco ou azeite
- Açúcar de coco ou outro à escolha
Quais são os ingredientes opcionais?
Depois de termos os nossos ingredientes base, temos de decidir qual é o caminho que as nossas Panquecas de banana vão tomar, ou seja, escolher uma das seguintes opções:
- Cacau ou alfarroba – para umas Panquecas de chocolate
- Frutos vermelhos – já cheguei a fazer de framboesa ou morango e as panquecas ficam mesmo cor de rosa
- Espinafres – sim, leram bem. Cheguei a usar espinafres nesta receita e as panquecas ficaram mesmo verdes
- Amêndoas – este ingrediente podem colocar em qualquer uma das opções mencionadas em cima e o objetivo é enriquecer a receita
- Pozinhos mágicos – canela, cúrcuma ( com a sua irmã gêmea, a pimenta preta), gengibre em pó, todos eles com inúmeros benefícios
Quais são os passos?
De facto é uma receita bastante fácil e que faz-se bem de manhã para o pequeno almoço durante a semana ou com tempo no fim de semana, com a preciosa ajuda dos nossos filhos.
- colocamos todos os ingredientes numa liquidificadora ou robot de cozinha e trituramos até ficarmos com uma mistura de uma consistência mais grossa que a das crepes. Se necessário, ajudamos com uma espátula própria
- passamos a mistura para um recipiente redondo, com o fundo redondo – este passo é necessário pois a seguir vamos usar uma concha para retirar a massa.
- numa frigideira antiaderente aquecida em lume médio ( isso vão ter de acertar no vosso próprio fogão), começamos a colocar as panquecas. Se decidirmos fazer uma de cada vez, é mais ou menos uma concha mal cheia ( 3/4 cheia) por cada unidade. Colocamos no meio da frigideira e com o fundo da concha fazemos movimentos circulares para espalhar a massa na frigideira.
- podemos fazer panquecas de vários tamanhos : 1 grande, 3 médias ou inúmeras quantidades das pequenas
- quando a panqueca por cima ficar com bolhas e quase toda cozinhada, viramos com uma espátula e pressionamos ligeiramente para cozinhar mais rápido
- quando chegamos a este ponto ( ou até antes), convém termos preparada a nossa linha de montagem
Assim vamos fazer sucessivamente panquecas até a massa acabar, ou guardar a massa no frigorífico num recipiente fechado, para continuar a fazer no dia seguinte ou mais tarde.
Recheamos uma a uma como se fosse um crepe, ou podemos fazer uma torre de panquecas e colocamos por cima o topping preferido : fruta, iogurte, pepitas de cacau, sementes variadas etc.
O que é que achas desta receita super prática e deliciosa para fazeres para ti e para a tua família e amigos? Partilha comigo em baixo nos comentários.
Bom apetite!
Panquecas de banana
Equipamentos
- 1 Liquidificadora (ou processador de alimentos, ou varinha mágica)
- 1 Frigideira antiaderente
- 1 Espátula (para virar as panquecas)
- 1 Concha de sopa
- 1 Taça com o fundo redondo
Ingredientes
Ingredientes base
- 1 chávena água (ou bebida vegetal)
- 1 ½ chávena farinha
- 1 banana madura
- ½ colher chá fermento em pó
- 1 colher sopa óleo de coco
- 1 mão cheia amêndoas
Ingredientes opcionais ( a escolher apenas 1)
- ½ chávena frutos vermelhos congelados
- 1 colher chá cacau em pó ou farinha de alfarroba
- 1 mão cheia espinafres frescos
Instruções
- Colocar todos os ingredientes numa liquidificadora e bater até ficar tudo bem homogêneo ( podes precisar de uma espátula própria para ajudar a empurrar a mistura para baixo)
- Passar a massa para uma taça com o fundo redondo
- Numa frigideira antiaderente e com a ajuda de uma concha de sopa, começamos a colocar ¾ concha de massa no centro da frigideira e espalhamos com a ajuda da base da concha
- Quando começar a criar bolhas na parte de cima e a massa ficar cozinhada quase na totalidade, viramos com a ajuda da espátula
- Repetimos até acabamos a massa
- Ou guardamos no frigorífico, num recipiente fechado, o resto da massa para mais tarde ou para o dia seguinte
- Na hora de servir, rechear ao gosto ou fazer uma "torre de panquecas" ( de facto bastam 3) e colocar o topping escolhido : iogurte natural, fruta, sementes variadas, pepitas de cacau, xarope de àcer etc.